-
Arquitetos: El Equipo de Mazzanti; El Equipo de Mazzanti
- Área: 32000 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Alejandro Arango, Andrés Valbuena, Fundación Santa fe
-
Fabricantes: Herman Miller, Accesorios y Acabados, Acor, Argos, Catalina Ianini, Corian, Corona, Diaco, Groncol, HID Global, Hight Lights, Jimenez Gomez BassenS Plinco Ventanar, Keuco, Maxielectricos, Muma, Otis, Proquinal, Rolformados, Solinoff, Spradling México, +1
Um espaço de cura
A ampliação da Fundação Santa Fé de Bogotá é um desafio já que além de ser um edifício que deve conectar-se no nível urbano, precisa também integrar-se com o existente e ser projetado para abrigar futuros requerimentos.
Por sua localização estratégica, entre a Avenida 9° e a 7°, ele se torna um conector urbano através de uma praça e um grande corredor adicionando à cidade um novo espaço público com extensa vegetação, zonas verdes, locais comerciais, uma cafeteria e um auditório multiuso que gerarão maior confluência do transeunte no bairro.
O projeto surge de um concurso realizado pela Fundação em 2012.
Uma das identidades do complexo hospitalar tem sido o tijolo e este era um dos requerimentos do concurso.
Procurou-se usar esse material de forma inovadora e coerente com os princípios da Fundação.
A fachada usa o tijolo em extensão através de cabos que os sustentam como um tecido.
Isso permite que apareçam diferentes texturas criando uma iluminação diferente a cada um dos espaços dependendo da sua necessidade e uso, por isso, projeta-se um edifício com maior iluminação natural que favorece a recuperação do paciente.
O novo edifício, além de reorganizar os usos coerentemente, conecta-se com o hospital existente. A torre de UCIs é projetada o mais próximo possível do coração operacional da clínica que é o serviço de cirurgia.
O edifício é composto por 12 níveis, o primeiro possui conexão por meio de um grande hall de entrada que se abre para as edificações existentes, o segundo é a base e praça onde está apoiado o cubo de 10 níveis com os locais para cuidado intensivo de adultos, crianças e recém-nascidos além de alguns serviços como cardiologia, ginecologia e psiquiatria. No sétimo pavimento estão um auditório e um lounge médico.
No nono pavimento está o solário e a partir dele as áreas de hospitalização.
O solário é um espaço que recupera o conceito de hospital-jardim, onde procura-se que o paciente tenha contato com a cidade, reduzindo problemas de estresse e confinamento.
Além disso, o solário permite que pacientes em recuperação possam ter contato com a natureza através de cabines protegidas ou diretamente no pátio.
As condições de luz, espacialidade, natureza permitiram - nesses 6 meses - como mostram as estatísticas do hospital, a redução do tempo de recuperação dos pacientes, do índice de infecções e de complicações médicas.
Princípios Filosóficos da Fundação no Projeto.
1. Orientação do paciente
- Focar nas necessidades e preocupações do paciente expressadas pelo seu círculo familiar e de amigos;
- Minimizar fatores ambientais geradores de estresse;
- Manter a privacidade e dignidade do paciente;
- Dispor de ambientes cômodos e positivos desenhados com uma ideologia de hospitalidade;
- Incorporar características enaltecedoras da vida;
- Permitir mudanças rápidas em protocolos de tecnologia e tratamento;
- Separar as áreas dos funcionários e logística das áreas dos pacientes.